Seja Um Empreendedor Mesmo Sendo Programador!

25 May 2018, EMPREENDEDORISMO , CARREIRA

499 Palavras, por José luiz

#Empreendedorismo , #Desenvolvimento Software , #c




Se increva em nosso canal


Empreender é comigo ?

Um tema bastante comum no meio da programação, que provavelmente você já discutiu com alguém, seja no inicio da carreira ou durante ela.

Muita gente acredita que empreender é montar uma empresa, mas não é bem assim, empreender significa pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando, liderando processo, combatendo a rotina e principalmente saber assumir riscos em favor do lucro.

Vou te mostrar três perfis de programadores que podem empreender e ter muito sucesso, mesmo antes de pensar em abrir uma empresa.


Iniciante na área:

Para aqueles que estão iniciando na área da programação e desenvolvimento de sistema, dois fatores são determinantes para você:

  1. Arrume sua VIDA VIRTUAL: Sim, manter uma saúde virtual nas redes sociais é IMPRESCINDÍVEL para ter sucesso como empreendedor, tudo bem, talves isso faça mais sentido para característica pessoal, mas se você quer se destacar e começar a ter sentido empreendendo, não compartilhe IMBECILIDADE na rede, pense grande!

  2. Faça um bom Curriculum: Não vou mistificar qual modelo deve usar, mas independete de qual usar, seja SINCERO não minta em hipótese alguma, diga que está buscando entrar no mercado e destaque o que deseja para o futuro.

Busque empresas de TI, as chamadas Software House pois elas podem te fornecer muita bagagem neste caminho escolhido, não que um setor de TI não vai te fornecer bagagem, mas o foco será na própria empresa.


1. Programadores com boa experiência:

Para aqueles que já estão contratados, você deve empreender TODOS OS DIAS, te garanto que seu sucesso vai vir antes do tempo planejado! e aqui vai o que pode fazer:

  1. Tenha uma visão SISTEMÁTICA, ou seja, ampla do negócio.
  2. Evite ser APAGA INCÊNDIO, apague mas proponha a solução definitiva para o problema
  3. COMPARTILHE seu código, ajude seu colega, pois eles irão te olhar com outros olhos
  4. ENTENDA a dor do cliente, como se a empresa fosse sua!


2. Programadores “macaco velho”:

Hum, não gosto muito desta palavra, mas enfim, é só uma maneira carinhosa de chamar quem tem bastante experiência na área, aqui você já está no ponto de ser COLHIDO, então já tem uma visão dos processos e negócios ? Talvez esteja na hora de abrir sua empresa! Se abrir:

  1. Não fique ESTAGNADO no seu produto, NÃO pense que você é o único no nicho.
  2. Faça seus funcionários empreender JUNTO com você.
  3. Seja criativo, procure soluções alternativas para lucrar mais, como venda agregada de valor.
  4. CRIE oportunidades dentro da sua própra carteira de clientes.


3. Dica Extra!!

O Governo federal está ampliando a abrangência do MEI, então você pode se formalizar, você que faz freela por ai, vale muito apena aderir ao programa. MAS SE LIGA: a vantagens não a aposentadoria do INSS, alias tenha uma alternativa melhor que essa!!

Mas você ganha uma parcela de clientes que buscam profissioanis que possam emitir Nota Fiscal.

INVISTA EM VOCÊ! SHARE YOUR CODE

Espero que eu possa lhe ajudar neste nova jornada!

Até mais…

:)