Configurar sql em Rede - Método SQL Browser

21 Dec 2017, SQL-SERVER

400 Palavras, por José luiz

#sql-server , #sql em rede



Obs

Na inicialização do servidor SQL, o SQL BROWSER é iniciado e ocupa a porta 1434(UDP), este serviço lê o registro do SQL e identifica todas as instâncias no computador e grava as portas e os pipes nomeados logo ao se conectar, os clientes não precisa determinar a porta e sim a o nome da instância do SQL SERVER. Portanto, o número correto da porta será desconhecido para o cliente.

Vale apena lembra que MESMO com o SQL BROWSER desativado é possível a conexão, desde que o cliente “saiba” qual porta foi atribuída a instância, mas uma vez reiniciado a porta poderá mudar.

SQL Server O Browser não é um recurso clusterizado e não dá suporte ao failover de um nó de cluster para outro. Portanto, no caso de um cluster, o Navegador do SQL Server deve ser instalado e ativado para cada nó do cluster. Em clusters, o Navegador do SQL Server escuta em

A melhor escolha da forma da liberação vai depender da sua estrutura de sistemas, o que o seu servidor comporta e como ele é acessado.

Logo após a instalação do SQL SERVER, não é possível acessar o servidor por outro computador dentro da mesma rede, isso por que o firewall bloqueia as portas de comunicação, as portas mais comuns são 1433(tcp) e 1434(udp).

SQL Server em Rede – Método SQL browser

Step 1: Inicie o SQL SERVER CONFIGURATION MANAGER

iniciar>Microsoft SQL Server XXX>Ferramentas de Configuração>SQL SERVER CONFIGURATION MANAGER


Step 2: Habilite o serviço SQL BROWSER

Inicie o serviço SQL BROWSER e deixe como inicio automático na guia

Tcp Enable


Step 3: Altere a porta do SQL

Altere a porta desejada, nas propriedades IP ADRESSSES deste protocolo, na opção IPAll, o padrão é 1433 e limpe a caixa com a opção TCP Dynamic PORT

Propriedades Tcp

Step 4: Dynamic Porta

Coloque uma porta alta na última opção, no campo dynamic port, e deixe a PORT TCP em Branco

Porta SQL

Step 5: Adicione Regra no firewall

Abra o Firewall do Servidor e adicione em regra INBOUND(Entrada) colocando a porta (1434) como UDP, o SQL Browser usa esta porta, continue e salve com um nome apropriado para esta regra.

Porta 1434 SQL

Step 6: Teste Conexão remota

Efetue um teste de conexão, e envie o nome da instância.

Porta 1434 SQL

Com isso já é possível acesso, caso não seja possível revise se as portas liberadas são as mesmas.

É isso, espero que tenham gostado, até a próxima! 😄